Quando o teatro encontra o hostel
Por Novos Candangos.
À equipe do Hostel 7,
Não é muito óbvio e eventualmente nem tão frequente que pesquisas teatrais autorais encontrem acessos, acolhimento e boa receptividade de público e espaços, sejam eles teatrais ou não. Apesar desse contexto, nós – o grupo Novos Candangos – seguimos dando vida à nossa pesquisa e criação artísticas com os Beatniks. Essa linha de trabalho do grupo busca se relacionar com espaços alternativos (não exatamente teatrais) e compreender o jogo de cena como algo vivo e simbiótico (pessoas, arquitetura, espacialidade, etc) como algo que borra a fronteira entre ficção e realidade. Os Beatniks são basicamente um grupo ficcional de teatro de guerrilha, um grupo que não existe mas se aventura a montar clássicos do teatro e do cinema à sua maneira. Depois de “Os Beatniks em A GAIVOTA”, revisitando um clássico teatral, adentraram o universo do cinema com “Os Beatniks em PSICOSE”.
Nesse caminho, mal podíamos imaginar que “Os Beatniks em PSICOSE” vivenciaria um encontro tão potente e nutritivo. De um lado, buscávamos alguma espécie de aderência entre a obra de Robert Bloch (autor do livro)/Alfred Hitchcock (diretor do filme) e a vivência teatral/performática, propriamente dita. Psicose, como originalmente escrito e posteriormente filmado, se passa predominantemente em um motel. Onde poderíamos encenar um espetáculo com esse contexto de forma a potencializar a experiência do espectador? Foi nesse momento que aconteceu o tão potente e nutritivo encontro! Numa hospedaria? Num motel? Num Hostel!
De uma maneira muito fluida demos início a uma parceria com vocês, que acolheram “Os Beatniks em PSICOSE” e a proposta de criação e pesquisa que trouxemos. A primeira temporada do espetáculo aconteceu em setembro/outubro de 2017 no Hostel 7– Brasília (Brasília) levando em torno de 350 espectadores (dentre hóspedes e não hóspedes) a vivenciar uma experiência teatral dentro do hostel em real funcionamento.
É extremamente estimulante perceber que existem espaços e iniciativas privadas abertos a parcerias e interessados em colocar energia e sua fé na produção cultural independente. Esse tipo de encontro nos faz crer que, em tempos turbulentos, os encontros reais se fazem mais potentes e materializadores. Seguimos felizes da vida por estar levando “Os Beatniks em PSICOSE” para o Hostel 7 – Goiânia e para o Hostel 7 – Pirenópolis… e temos a certeza de que serão vivências incríveis para todos que chegarem junto pra partilhar desses momentos com os Novos Candangos e com o Hostel 7!
Avante!
Novos Candangos
Serviço:
– Goiânia: 23 a 27 de maio às 20:00 | Hostel7 Goiânia
– Pirenópolis: 30 de maio a 2 de junho 20:00 | Hostel7 Rua Direita Pirenópolis
R$ 40,00 inteira | R$ 20,00 meia – para ingressos antecipados clique aqui!